Página Inicial > Informes Campus II > II Semana Científica movimenta o Campus II

II Semana Científica movimenta o Campus II

Contando com Palestras, minicursos, comunicações orais e exposição de pôster, a II Semana Científica do Campus II da UNEAL em Santana do Ipanema, organizada por professores e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia, foi aberta a todos os pesquisadores, professores, alunos e profissionais que tivessem como foco a questão da produção do conhecimento e da sustentabilidade no semiárido alagoano. Foi um momento de integração entre estudantes e profissionais de diversas instituições, entre estudantes dos cursos regulares da UNEAL e do Programa Especial para Graduação de Professores (PGP), que compareceram e participaram ativamente de todas as atividades oferecidas pelo evento.

Contou com 15 trabalhos para apresentação nas modalidades comunicação oral e pôster, os quais foram desenvolvidos e apresentados por estudantes, professores e profissionais diversos, envolvendo temáticas que abodaram desde a educação de jovens e adultos, tecnologias voltadas à educação, questões ambientais, literatura, biologia, entre outras de interesse geral.

Ainda, os nove minicursos disponibilizados no evento foram oferecidos de forma a atender uma comunidade com formações e interesses diversos. Trataram de questões como “Instituições sociais, ideologia e educação”, “Multiculturalismo e educação”, “Racionalidade econômica e agricultura familiar”, “Formação de professor em Alagoas”, “Juventudes em foco: cenário nacional e estadual”, “Participação como tomada de decisão na instituição pública”, “Ferramentas para a pesquisa”, “Pesquisa-ação na educação: o sujeito na tessitura da metodologia da investigação”, “Movie Maker e Youtube: Desenvolvendo vídeos educativos”.

“O evento atendeu o objetivo a que se propôs”, comenta a Professora Maria das Graças Correia Gomes, Coordenadora do Curso de Pedagogia do Campus II da UNEAL e Coordenadora da II Semana Científica. E completa: “Ficamos muito felizes pela participação dos estudantes dos cursos regulares da instituição e especialmente pela participação dos estudantes do PGP, que participaram ativamente de todas as atividades disponibilizadas pelo evento. Ainda, pelo nível dos trabalhos desenvolvidos e apresentados, em sua grande maioria, por estudantes da UNEAL, e muitos, aqui do Campus II. O próximo evento, certamente, será melhor ainda”.

.

  1. Dênis Vinícius Farias Palmeira
    18, dezembro, 2010 em 01:06 | #1

    Devo parabenizar a todos os organizadores desse evento pelas comunicações orais. É uma ideia que deve permanecer nos eventos que se realizarão nesse campus. Dá oportunidades para que haja uma socialização de pesquisas científicas e, sobremaneira, enseja a formação de futuros pesquisadores expositores de suas obras. Esse é o fato, dentre outros, que mais me chamou atenção neste belo evento.