Página Inicial > Informes Campus II, Informes UNEAL, Livre > Moção de apoio à manifestação de Santana do Ipanema

Moção de apoio à manifestação de Santana do Ipanema

O Conselho Superior (CONSU) reuniu-se em sessão histórica, fora de sua sede, na Reitoria. A sessão ocorreu no último 6 de abril, no Campus II, em Santana do Ipanema. Na oportunidade os novos Conselheiros foram empossados, bem como os seus suplentes.

Antes da pauta ser iniciada, o Presidente do Conselho, Professor Jairo José Campos da Costa, concedeu a palavra a representantes da Universidade Federal de Alagoas, Professora Lídia, Professor Acúrcio e Discente Pedro, que expuseram as dificuldades enfrentadas pela sociedade local principalmente com relação à segurança. Informaram que ocorrera, na semana anterior, uma manifestação nas ruas da cidade, exigindo providências ao poder público, e convidavam a UNEAL para participarem da luta que exigia mais segurança, transporte público e iluminação nas ruas da cidade. O Professor Jairo Costa sugeriu a elaboração de uma moção em apoio ao movimento, que fora construída pelo Professor Wellyngton Chaves Monteiro da Silva e pela Professora Maria Francisca Oliveira Santos.

Eis a moção, aprovada e assinada por todos os Conselheiros presentes:

.

MOÇÃO DE APOIO À MANIFESTAÇÃO DA SOCIEDADE DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA EM PROL DE SEGURANÇA PÚBLICA
Considerando a situação calamitosa pela qual passa a segurança pública no Município de Santana do Ipanema, a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), através de seu Conselho Superior (CONSU), vem a público apresentar moção de apoio às manifestações de Alunos, Professores e Diretores de instituições de educação básica e superior do Município de Santana do Ipanema, juntamente com a sociedade local, em prol de melhorias na segurança, iluminação e no transporte público. A posição deste Conselho parte do princípio, segundo o qual não é legítimo que o poder público ignore necessidades básicas da sociedade, tais como “a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança”, conforme previsto em nossa Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, em seu Artigo 6º do Capítulo II – Dos Direitos Sociais.
 

O Conselho Superior da UNEAL, portanto, conclama os Poderes Públicos do Município de Santana do Ipanema a fazerem cumprir o previsto em nossa Constituição, garantindo à sociedade santanense seu direito de circular livremente e com segurança nas ruas e áreas de lazer de sua cidade, sem medo de agressão ou quaisquer tipos de violência.

Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas
Em sua 2ª Sessão Ordinária, em Santana do Ipanema, 6 de abril de 2011.

Jairo José Campos da Costa
Presidente do Conselho Superior da UNEAL

Conselheiros:

  1. Nenhum comentário ainda.