Página Inicial > Blog, Livre, Temática especial > Filmes do Michael Moore

Filmes do Michael Moore

 

Cineasta e documentarista que tem gerado polêmica com o seu posicionamento contra a violência e o capitalismo selvagem dos Estados Unidos

Michael Moore, cineasta e documentarista estadunidense

Considerando a natureza e a verdade “nua e crua” dos documentários produzidos por Michael Moore, cineasta, documentarista e escritor estadunidense conhecido pela sua postura crítica em relação às grandes corporações, à violência armada, à invasão do Iraque e à hipocrisia dos políticos, resolvi organizar os filmes mais “contundentes” que ele produziu nesta área, para que todos possam conhecê-los e assisti-los. São documentários IMPERDÍVEIS!

 

O primeiro filme trata-se de “Tiros em Columbine“, de 2002, onde Michael Moore investiga o fascínio dos estadunidenses pelas armas de fogo, e questiona a origem dessa cultura bélica, buscando respostas através de visitas a pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o colégio Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório.

 

Eis o vídeo no Youtube, completo e legendado:

 

O segundo é “Fahrenheit 9/11“, um documentário de 2004, escrito, estrelado e dirigido por Michael Moore. Fala sobre as causas e consequências dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, fazendo referência à posterior invasão do Iraque, liderada por esse país e pela Grã-Bretanha.

Eis o link no Youtube, com o filme completo e dublado:

http://youtu.be/vhT56WyYyZg

 

O terceiro é “SICKO – SOS Saude“, de 2007, que faz referência ao termo “sick“, que quer dizer “doente” em inglês. O documentário é sobre a saúde sob os aspectos sociais e éticos. Aborda a questão da seguridade social e saúde dos Estados Unidos e as contradições entre a riqueza do país e a má qualidade de vida decorrente de um péssimo serviço de assistência médica pública e privada e a lógica perversa do capitalismo que somente enxerga os lucros das poderosas seguradoras de saúde. Compara o modelo estadunidense com outros, como o canadense, o britânico, o francês e o cubano.

Eis o vídeo no Youtube, completo e legendado:

 

E o quarto e último desta seleção de Michael Moore, é “Capitalismo: uma história de amor“, de 2009, onde o cineasta denuncia a forma escandalosa como alguns magnatas enriqueceram vertiginosamente durante a presidência de George W. Bush, enquanto milhares de cidadãos comuns perderam os seus bens, as suas casas e ficaram em absoluta ruína financeira.

Eis o vídeo no Youtube, completo e legendado:

 

.

Categories: Blog, Livre, Temática especial Tags: ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.