Página Inicial > Blog, Facebook, Livre > Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

Hoje, 8 de março, comemora-se o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Não estou bem certo da origem dessa comemoração. Alguns alegam que a comemoração pelo dia internacional da mulher iniciou em homenagem às mulheres que morreram em um incêndio nos Estados Unidos da América, em virtude das más condições de segurança do edifício. Outros dizem que foram trabalhadoras que morreram queimadas em uma fábrica em Nova Iorque, após uma greve por melhores condições de trabalho. Já outros, alegam que a data surge em homenagem às mulheres russas que lutaram por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia na primeira guerra mundial. E finalmente, alguns ainda associam a data à entrada da mulher no trabalho durante a revolução industrial, e em virtude das condições insalubres, os protestos eram frequentes, e os conflitos eram frequentes, com a morte e violência imposta a inúmeras mulheres trabalhadoras.

O fato é que, parece-me, o dia não seria de comemoração, mas de homenagens, e reflexões, e ações. Homenagens pelas inúmeras mulheres que morreram e continuam morrendo pelo simples fato de serem mulheres, sendo agredidas, violentadas e perseguidas covardemente. Reflexões sobre o papel histórico da mulher na formação de nossa sociedade, suas conquistas sociais, políticas e econômicas, e sua contribuição ao que somos hoje. Ações efetivas, dos poderes públicos e da sociedade, para extirparmos, de nossas entranhas, o preconceito e a inércia que nos silencia e nos cega diante da motivação da luta pelo que ainda sofre a mulher. Luta que não deve ser apenas dela, mas de todos nós, mulheres e homens, que queremos uma sociedade justa, digna, pacífica.

Celebrar? Homenagear? Sim. Mas comemorar também. Não podemos apenas lembrar de dores, pois não são só de dores que vive a mulher. Algumas se realizam enquanto mães, outras, enquanto trabalhadoras realizadas no que escolheram, e algumas poucas, como empresárias de sucesso. Mas todas se realizam apenas em sendo mulher. Parabéns, portanto, a todas as mulheres que se realizam aonde os seus sonhos se encontram com o que são. Parabéns à mulher que, independente da cor da pele, da condição social, da opção sexual, da opção religiosa, e de quaisquer outros elementos de diversidade, sente-se feliz, apenas por ser mulher!

 

______

Originalmente publicado em meu perfil no Facebook, em 8 de março de 2013.

 

Categories: Blog, Facebook, Livre Tags: ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. Nenhum trackback ainda.