Arquivo

Arquivo da Categoria ‘Informes Campus II’

Alunos do Campus II têm trabalhos aceitos em colóquio de educação ambiental

20, julho, 2011 Sem comentários

Estudantes e professores do Curso de Ciências Biológicas do Campus II, Santana do Ipanema, da Universidade Estadual de Alagoas participam com apresentação de trabalhos do I Colóquio de Educação Ambiental para o Semiárido Nordestino: da pedagogia dialógica a sustentabilidade no semiárido. O evento acontece de 3 a 7 de agosto de 2011, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, na Paraíba. O Colóquio tem como propósito fortalecer, divulgar e desenvolver o interesse e as ações de Educação Ambiental na perspectiva da convivência com o Semiárido.

 

Dênis Vinícius Farias Palmeira é concluinte do Curso de Ciências Biológicas e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental (GEPEA) do Núcleo de Pesquisas e Estudos Sócio-Educacionais (NUPESE) do Campus II, e tem participação em um dos trabalhos a serem apresentados no Colóquio. Ele destaca que “a participação nesse evento representa uma experiência científica e pedagógica enorme”, e encerra, afirmando que “ele contribui para o fortalecimento do GEPEA, que visa realizar pesquisa e extensão em educação ambiental no semiárido alagoano. É uma contribuição de nossos mestres que transformam um sonho em realidade”.

 

Segundo o professor Wellyngton Chaves, que participou de um dos trabalhos a serem apresentados no evento, “mais uma vez repetimos o quão importante é a participação de nossos estudantes em eventos dessa natureza, pela experiência oferecida e pela oportunidade em apresentar o que a Uneal vem desenvolvendo, além de ser um espaço de troca de experiências e revisão de conceitos”.

 

 

Títulos e autores dos trabalhos aprovados:

 

Grupo de Trabalho: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

TÍTULO: Poluição da Praia Principal da Cidade de Pão de Açúcar/ AL.

Bárbara Dayanne Bezerra Tavares; Jany Cleide de Jesus; Ray Bruno Miranda Silva.

 

Grupo de Trabalho: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES

TÍTULO: Educação Ambiental Interdisciplinar: Concepções de professores do 6º ao 9º ano da rede Pública Municipal de Santana do Ipanema/AL.

Dênis Vinícius Farias Palmeira; Maria das Graças Correia Gomes; Niely Monteiro Melo; Wellyngton Chaves Monteiro da Silva.

 

Fonte: GT7 e GT10

Estudantes do Campus II publicam trabalhos em Congresso

12, julho, 2011 Sem comentários

O XXII Congresso Brasileiro de Parasitologia, que tem como tema “Valorização do Conhecimento e Aplicabilidade”, acontece no Centro de Convenções de Rebouças, em São Paulo, entre os dias 24 e 27 de agosto. Na oportunidade, estudantes do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas, do Campus II em Santana do Ipanema, tiveram cinco trabalhos aceitos para apresentação.

 

“Fiquei muito feliz quando vi os títulos dos nossos trabalhos na lista dos aprovados”, comentou Israel Gomes, um dos sete estudantes envolvidos com as pesquisas do grupo de estudos em parasitologia do Campus II e que resultaram nos artigos aceitos para o congresso.

 

O professor Wellyngton Chaves, colaborador desses estudos, acrescenta ainda que “é muito importante a participação de nossos estudantes em um evento desse porte, e não apenas pela experiência, mas também para apresentar o que a Uneal vem desenvolvendo e o papel social que cumpre”. Além do professor Wellyngton, o grupo conta com a professora Loane Márzia Lopes Costa, que coordena as atividades de pesquisa.

 

 

Títulos e autores dos projetos aprovados:

 

FATORES DE RISCO E OCORRÊNCIA DE PROTOZOÁRIOS EM ALUNOS DE UMA ESCOLA DE SANTANA DO IPANEMA, ALAGOAS.

Israel Gomes de Amorim Santos, Antonio Rodrigues da Cruz Junior, Loane Márzia Lopes Costa, Wellyngton Chaves Monteiro da Silva.

 

PRESENÇA DE FORMAS PARASITÁRIAS DE HELMINTOS EM ALFACE (Lactuta sativa) COMERCIALIZADA NA FEIRA LIVRE DE SANTANA DO IPANEMA, ALAGOAS.

Israel Gomes de Amorim Santos, Karla Janaína Medeiros, Kelly de Brito Viana, Natasha Vanderlei Duarte Ramos, Luzicleide Souza dos Santos, Willames Azevedo dos Santos, Loane Márzia Lopes Costa, Wellyngton Chaves Monteiro da Silva.

 

PROTOZOÁRIOS COMENSAIS E PATOGÊNICOS ENCONTRADOS EM ALFACE (Lactuta sativa) COMERCIALIZADA NA FEIRA LIVRE DE SANTANA DO IPANEMA, ALAGOAS.

Israel Gomes de Amorim Santos, Karla Janaína Medeiros, Kelly de Brito Viana, Natasha Vanderlei Duarte Ramos, Luzicleide Souza dos Santos, Willames Azevedo dos Santos, Loane Márzia Lopes Costa, Wellyngton Chaves Monteiro da Silva.

 

OCORRÊNCIA DE HELMINTOS EM COENTRO (Coriandrum sativum) COLETADAS NA FEIRA LIVRE DE SANTANA DO IPANEMA, ALAGOAS.

Karla Janaína Medeiros, Israel Gomes de Amorim Santos, Kelly de Brito Viana, Natasha Vanderlei Duarte Ramos, Luzicleide Souza dos Santos, Willames Azevedo dos Santos, Loane Márzia Lopes Costa, Wellyngton Chaves Monteiro da Silva.

 

FREQUÊNCIA DE OVOS E/OU LARVAS DE HELMNTOS EM COUVE (Brassica oleracea) COMERCIALIZADA NA FEIRA LIVRE DE SANTANA DO IPANEMA, ALAGOAS.

Kelly de Brito Viana, Israel Gomes de Amorim Santos, Karla Janaína Medeiros, Natasha Vanderlei Duarte Ramos, Luzicleide Souza dos Santos, Willames Azevedo dos Santos, Loane Márzia Lopes Costa, Wellyngton Chaves Monteiro da Silva.

.

De filho de trabalhador a Doutor

11, abril, 2011 1 comentário

Fonte: notícias da UNEAL (11/04/2011)

Professor da Uneal conquista doutorado
Ascom-Uneal

“Paradeiros e  Revoltas dos Canavieiros Alagoanos entre 2007/2009”. Com essa tese o professor Paulo Cândido da Silva do Campus II da Universidade Estadual de Alagoas, em Santana do Ipanema, concluiu o curso de doutorado, em março, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS).  O projeto teve o auxílio da bolsa de Doutorado da FAPEAL.

Segundo o autor, a tese faz um estudo sobre as mobilizações dos trabalhadores assalariados canavieiros de Alagoas, ocorridas entre 2007 e 2009. “Esses conflitos trabalhistas dos canavieiros foram analisados numa perspectiva histórica e dialética, com a finalidade de entender os processos de luta dos trabalhadores do corte de cana como experiências sociais de resistências coletivas”, explica Paulo Cândido. 

Sobre a contribuição do trabalho para a comunidade acadêmica, o novo doutor da Uneal afirma: “a presente tese pretende também oferecer à comunidade uma compreensão das atuais condições de trabalho nos canaviais. Apresenta uma reflexão sobre a contribuição histórica dos recentes paradeiros e revoltas dos canavieiros para a construção de relações de trabalho marcadas pelo respeito aos direitos e a dignidade humana”.

A conclusão do doutorado significa não apenas mais uma etapa da carreira profissional. Para Paulo Cândido, sua importância está também na conquista pessoal. “O grande significado e responsabilidade política com a conclusão deste trabalho é o fato de poder mostrar que é possível o filho de um simples trabalhador de um município dos canaviais pernambucanos chegar hoje à condição de Doutor”, destaca.

Moção de apoio à manifestação de Santana do Ipanema

8, abril, 2011 Sem comentários

O Conselho Superior (CONSU) reuniu-se em sessão histórica, fora de sua sede, na Reitoria. A sessão ocorreu no último 6 de abril, no Campus II, em Santana do Ipanema. Na oportunidade os novos Conselheiros foram empossados, bem como os seus suplentes.

Antes da pauta ser iniciada, o Presidente do Conselho, Professor Jairo José Campos da Costa, concedeu a palavra a representantes da Universidade Federal de Alagoas, Professora Lídia, Professor Acúrcio e Discente Pedro, que expuseram as dificuldades enfrentadas pela sociedade local principalmente com relação à segurança. Informaram que ocorrera, na semana anterior, uma manifestação nas ruas da cidade, exigindo providências ao poder público, e convidavam a UNEAL para participarem da luta que exigia mais segurança, transporte público e iluminação nas ruas da cidade. O Professor Jairo Costa sugeriu a elaboração de uma moção em apoio ao movimento, que fora construída pelo Professor Wellyngton Chaves Monteiro da Silva e pela Professora Maria Francisca Oliveira Santos.

Eis a moção, aprovada e assinada por todos os Conselheiros presentes:

.

MOÇÃO DE APOIO À MANIFESTAÇÃO DA SOCIEDADE DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA EM PROL DE SEGURANÇA PÚBLICA
Considerando a situação calamitosa pela qual passa a segurança pública no Município de Santana do Ipanema, a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), através de seu Conselho Superior (CONSU), vem a público apresentar moção de apoio às manifestações de Alunos, Professores e Diretores de instituições de educação básica e superior do Município de Santana do Ipanema, juntamente com a sociedade local, em prol de melhorias na segurança, iluminação e no transporte público. A posição deste Conselho parte do princípio, segundo o qual não é legítimo que o poder público ignore necessidades básicas da sociedade, tais como “a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança”, conforme previsto em nossa Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, em seu Artigo 6º do Capítulo II – Dos Direitos Sociais.
 

O Conselho Superior da UNEAL, portanto, conclama os Poderes Públicos do Município de Santana do Ipanema a fazerem cumprir o previsto em nossa Constituição, garantindo à sociedade santanense seu direito de circular livremente e com segurança nas ruas e áreas de lazer de sua cidade, sem medo de agressão ou quaisquer tipos de violência.

Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas
Em sua 2ª Sessão Ordinária, em Santana do Ipanema, 6 de abril de 2011.

Jairo José Campos da Costa
Presidente do Conselho Superior da UNEAL

Conselheiros:

Reitor convida comunidade para reunião do CONSU no Campus II

17, março, 2011 Sem comentários

O Presidente do Conselho Superior da UNEAL, Prof. Ms. Jairo José Campos da Costa, convida a toda comunidade acadêmica, em especial os conselheiros eleitos ou indicados por sua instituição, conforme previsão regimental, para se fazerem presentes à 2ª Sessão Ordinária do Conselho Superior no ano de 2011, que acontecerá no dia 06 de abril, na cidade de Santana do Ipanema – AL, sede do Campus II da UNEAL, conforme convocação anexa.

Na oportunidade, além da apreciação das matérias constantes na pauta, será realizada a posse dos novos conselheiros. Por esse motivo todos os novos conselheiros titulares e suplentes deverão comparecer.

Em tempo, reiteramos nossas expectativas de fortalecimento do Conselho Universitário que passará a ter sua completa composição em privilégio da máxima representatividade e democracia das decisões institucionais.

Renovados os votos de estima e apreço, despedimo-nos.
 

Presidente do Conselho Superior
Jairo José Campos da Costa

.

- – - – - – - – - -

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL

CONVOCAÇÃO Nº. 003/2011 – CONSELHO SUPERIOR

 

O Presidente do Conselho Superior da Uneal, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLVE:

ADIAR a data da sessão ordinária marcada para 30 de março de 2011, pois na referida data cumprirá compromisso junto ao Ministério da Educação, a partir da convocação provocada pela ABRUEM – Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais, a fim de tratar da possibilidade de adesão das afiliadas a ABRUEM ao ENEM como processo de admissão discente a essas Universidades.

CONVOCAR os membros do CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – CONSU / UNEAL, para Sessão Ordinária a ser realizada no próximo dia 06 de abril do corrente ano, às 10h, no Auditório do Campus II , em Santana do Ipanema / AL, com a seguinte pauta:

  • Posse dos Conselheiros Titulares e Suplentes eleitos para o Conselho Superior;
  • Processo Nº 4104-2175/2009 – Proposta de alteração do tempo de duração do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
  • Processo Nº 4104-0422/2010 – Proposta de reserva de vagas para os Servidores Técnico-Administrativos da UNEAL no vestibular da instituição;
  • Processo Nº 4104-0294/2011 – Proposta de Regulamentação de Carga Horária Docente.
  • Processo Nº 4104-0077/2011-Proposta de Resolução para regulamentação de concessão de auxílio ao Estudante;
  • Processo Nº 4104-0078/2011-Proposta de Resolução para regulamentação de concessão de Auxílio ao Pesquisador.

 

Arapiraca (AL), 15 de março de 2011.

Prof. Jairo José Campos da Costa

Presidente do CONSU/UNEAL

.